top of page

Museu do Sorvete, Meninas & Flash's

  • Foto do escritor: Musatrip
    Musatrip
  • 2 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Como influenciadora, confesso que peco muito, principalmente em relação a falar dos museus para meus amigos, para mim, ir ao museu é um momento de me conectar com o mundo, com a arte, história, tecnologia, entre outros; No início da faculdade, confesso, que achava um absurdo pessoas falarem que ir ao museu era algo importante, no sentido de que a partir do contato com o museus e obras, acrescentariam no seu repertório pessoal. Hoje, embora não concorde, respeito, porque para muitas, ele é excludente, ou culturalmente falando, no geral, os soteropolitanos cresceram sendo influenciados com a cultura do carnaval, do que frequentar espaços culturais: teatros, museus, bibliotecas (eu sou da época, que realizar trabalho de escola, só após uma tarde pesquisando nos livros da Biblioteca, e era a diversão de uma adolescente), essa é uma tarefa árdua, que exige persistência e paciência.


Após fazer uma viagem, em novembro de 2019, para a cidade de São Paulo, decidi que criaria um perfil no instagram, para compartilhar (postar), fotos dos museus, de exposições, e até minhas, de uma maneira que pudesse mostrar para as pessoas, principalmente, amigos & familiares, um pouco sobre o que é um museus, e o utilizaria, como um bom espaço para quem deseja fazer belas fotos, possível local de encontro romântico, a estratégia, talvez a longo prazo, traga-me resultados.


Nessa empreitada, ganhei um aliado, logo após esta minha viagem, foi inaugurado o Museu do Sorvete, ou melhor, o Solar Amado Bahia, na região da Ribeira, Salvador/BA; um casarão do século XX, que mantêm sua arquitetura e seu estilo decorativo, segundo os profissionais do Solar "Restauramos toda a sua estrutura sem modificar nada da essência histórica da casa." Eu já tinha planos de visitá-lo em dezembro, por conta, da programação, e foi então que elas (a meninas do NEXT TO...) decidiriam que também queriam visitar o Solar.

A temática da exposição foi: A casa do Papai Noel, fomos no domingo a noite, após meu expediente de trabalho; para quem for de ônibus, alguns passam em frente ao Solar, é bom fazer pesquisa antes; e segundo o perfil oficial, eles disponibilizam estacionamento; A entrada (na época) inteira R$10,00 (sim, infelizmente não tenho mais privilégios da minha vida de estudante) e tivemos que aguarda a apresentação (abertura) oficial para posteriormente a visitação do Solar (fiz este pequeno vídeo acima, da apresentação enquanto aguardávamos).

ree

Confesso que fiquei encantada com a decoração, principalmente da primeira sala (a sala do papai noel ou algum nome similar), porque foi minha primeira experiência, muito próxima, com o natal, cresci, sem ter tanto contato com o natal das propagandas: ir ao shopping para tira foto com o Noel, fantasias de natal!

A mesa posta é uma das coisas que me fascina (ver foto) e confesso que só fiquei "em paz" depois de registrar. Em segundos, estávamos fascinada, loucas, registrando tudo e fazendo fotos, boomerang's (muitas dessas fotos estão até hoje na galeria do celular). E entre fazer fotos da exposição, ou das meninas, houve momento de êxtase, de alegria, ver as meninas encantadas e aproveitando cada espaço, percebi que minha estratégia, talvez, não fosse tão desleal assim, elas estavam fazendo fotos, ali era um bom lugar para fotos (Não me julguem!) A única foto das girls em seu primeiro "passeio" ao museu. Então uma advogada, uma pedagoga, uma engenheira, uma museóloga & uma farmacêutica, profissões distinta, observações distintas, fruição distinta mas o ponto em comum: uma noite no museu só para meninas!!


ree


INFORMAÇÕES SOBRE SOLAR AMADO BAHIA 🏛 (segundo perfil oficial)

Foi inaugurado em 1904 e construído pela família Amado Bahia. O casarão faz jus a Ribeira da década de 30 e guarda em suas paredes histórias da época, por isso, foi tombado pelo IPHAN! Restauramos toda a sua estrutura sem modificar nada da essência histórica da casa. ⠀

Em breve a casa estará recebendo visitas, fique ligado no nosso Instagram!

Comentários


bottom of page